Nossos artistas representados Ayrson Heráclito e Mulambö participam da mostra visual que integra o projeto “Sal 60“, uma plataforma online que busca valorizar a série de inovações estéticas e narrativas que a escola de samba Acadêmicos do Salgueiro realizou com Arlindo Rodrigues, Fernando Pamplona e Nilton Sá de 1960 até 1971 – período conhecido como “Revolução Salgueirense”, quando foram desenvolvidos os primeiros enredos de temática negra nas escolas de samba cariocas, entre eles “Quilombo dos Palmares” (1960), “Xica da Silva” (1963), “Chico Rei” (1964) e “Bahia de Todos os Deuses” (1969).
O projeto nasce para preservar a memória desse acontecimento, reunindo em um espaço expositivo virtual registros visuais dos desfiles – justapostos a obras de artistas contemporâneos -, além de depoimentos e ensaios críticos sobre esse importante movimento de transformação no carnaval brasileiro.
As obras de Heráclito que fazem parte da mostra são “Odé com Ofá“, da série “Banhistas” (2007) e, em destaque na imagem do post, “Barrueco Colar” (2005). Já Mulambö, desenvolveu uma série de ilustrações digitais em homenagem aos baluartes da escola. Não deixe de conferir!
Disponível em www.sal60.com