Participando de mais uma exposição fora do Brasil, nosso artista representado Mulambö apresenta a sua série “G.R.E.S” na coletiva “SWEAT“, em cartaz na Haus Der Kunst, em Munique (Alemanha). Com curadoria de Anna Schneider e Raphael Fonseca, a mostra é dedicada ao fenômeno dos corpos que atuam juntos e moldam o presente. “Suar” diante das violentas tentativas de controlar o corpo humano representa uma estratégia artística de resistência.
Ao mesmo tempo em que testemunhamos uma escalada global de injustiça sistêmica, há também um forte crescimento de alianças de movimentos de resistência transnacionais. “SWEAT” reúne mais de 20 vozes artísticas – entre elas, Isaac Julian, Tschabalala Self, Daniel Lind Ramos e António Ole – que respondem a diversas condições de pressão política. São posições atuais e também trabalhos pioneiros das décadas de 1970 e 1980 que mobilizaram movimentos feministas e pós-coloniais na arte e na sociedade. Através do uso de mídias dinâmicas, como dança, filme e vídeo, práticas de reciclagem não hierárquica, colagem e amostragem do imaginário coletivo e pessoal, os artistas procuram desestabilizar as narrativas e representações tendenciosas do mainstream e imaginar o mundo como um conjunto vital de múltiplas temporalidades e influências culturais.
Ocupando uma parede de 10 metros no espaço expositivo, Mulambö reúne 100 pinturas em papelão que trazem uma visão íntima e pessoal do artista sobre samba e carnaval, a partir daqueles que espelham o pavilhão – uma série em processo que constrói a memória de uma escola de samba que não é nenhuma para ser todas.
A mostra segue até janeiro de 2022. Mais informações por aqui.
GALERIA DE FOTOS