17.06.2015 – 18.07.2015
A Portas Vilaseca Galeria apresenta a primeira exposição individual do jovem artista pernambucano Ramonn Vieitez no Rio de Janeiro. Assim – Enjoy the silence apresentou 15 telas, selecionadas pelo curador Bernardo Mosqueira, nunca apresentadas em conjunto. A mostra (que teve o patrocínio do Funcultura-PE), depois da temporada carioca, seguiu para a Galeria Janete Costa, no Recife.
Segundo o curador, durante a seleção foram identificados dois grupos de obras bastante significativos. Ambos com figuras masculinas e jovens. O primeiro com personagens situados em situações mais oníricas, e o segundo em situações de risco, de violência, de mistério. A opção curatorial foi por esse último grupo, do qual faz parte da série intitulada Assassinos, cujo estímulo e inspiração vêm da frase “pinte o que somos”. Esse trabalho teve início em pesquisas iconográficas feitas pelo artista em jornais e revistas, mas logo adentrou num outro universo, onde imperam os personagens retratados nas telas.
As 15 telas escolhidas trazem esse personagem misterioso, que não se apresenta como bom, ruim, louco, violento… Ramonn lança o desafio dessa interpretação para o espectador, que fica livre para buscar e perceber a identidade emergente de cada obra. Nove telas têm dimensões iguais e trazem um personagem mascarado. Cada um deles traz uma máscara distinta, que esconde e revela, ao mesmo tempo. As outras sete peças mantêm o clima de mistério em situações diversas, mas também pouco reveladoras.
Esse mistério e essa espécie de indefinição, de dúvida, norteou, segundo o curador, a escolha do título da mostra: Assim – Enjoy the silence). “Essa palavra é muito afirmativa, mas suscita complementos. Assim como? Assim por quê? Assim o que? O mistério dessas figuras foi o grande combustível para minhas conversas com Ramonn. Não sabemos se elas são vítimas, mártires, criminosos… Além disso, elas nos dão a sensação de que aqueles personagens estão na iminência de fazer algo grandioso, ou vivem os momentos sequentes a ações também grandiosas”, pontua o curador.
Segundo Ramonn Vieitez, algumas imagens são duras e denotam muita violência, fato que pode afastar algumas pessoas. Porém, isso não incomoda o artista que se justifica fazendo uso do pensamento de Marcel Duchamp que afirmava que seu objetivo era libertar a arte da necessidade de agradar aos olhos.
Desde os primeiros momentos de sua carreira, Ramon Vieitez encontrou na pintura seu suporte por excelência. Seus trabalhos demonstram quão ricos podem ser as incursões contemporâneas nessa técnica secular. Essa é a terceira individual do artista, a primeira no Rio de Janeiro. As suas obras ganharam visibilidade também em feiras como SP Arte e ArtRio. Hoje há peças do artista em prestigiadas coleções como a do Museu de Arte do Rio de Janeiro (MAR) e Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-RJ).
——-
TEXTO CRÍTICO
Clique aqui para baixar o texto curatorial, por Bernardo Mosqueira.
——-
MINIBIO DO ARTISTA
Em suas pinturas, Ramonn Vieitez constrói narrativas solitárias cheias de teatralidade e simbolismo, conciliando a vida urbana melancólica e violenta com um idílio misterioso, surreal e mitológico.
——-
SERVIÇO
ASSIM – ENJOY THE SILENCE
Curadoria: Bernardo Mosqueira
Período da exposição: De 17 de junho a 18 de julho de 2015
Horários: de terça a sexta, das 11:00 às 19:00, sábados, das 11:00 às 14:00
Patrocínio: Funcultura/PE
Instagram: @portasvilaseca
Facebook: www.facebook.com/portasvilaseca
Twitter: @portasvilaseca
Youtube: Canal da Portas Vilaseca Galeria
——-
GALERIA DE FOTOS