Este ano convidamos a artista Julia Debasse para desenvolver um trabalho que ilustre nossos votos de um ano novo cheio de renovação e de boas energias à toda a rede de amigos e parceiros da galeria.
Na pintura “Triunfo“, Debasse dá continuidade à sua pesquisa sobre a fauna e a flora brasileira, desta vez destacando a siriema, uma ave endêmica conhecida por se alimentar de cobras e também por um canto que anuncia a chuva. Inspirada também pela emblemática canção “Juízo Final“, de Nelson Cavaquinho, a artista procura espelhar na imagem representada um de seus versos mais conhecidos – “o amor será eterno novamente” – a partir do sacrifício de uma serpente como simbologia do aniquilamento de tudo que é perverso, mesquinho e danoso.
Que muita luz chegue a todos os corações em 2022!
A partir de terça-feira (21.12) entramos em recesso, retornando às atividades em 04 de janeiro de 2022. Obrigado a todos os artistas, amigos e colaboradores por mais um ano de parceria.
Seguimos juntos e fortes!
***
JULIA DEBASSE
Triunfo, 2021
Acrílica sobre papel Montval
50 x 65 cm
Edição: única
—–
DICAS DE LEITURA PARA O FIM DE ANO
Em tempos de balanço e recesso, preparamos a nossa lista anual com algumas dicas de leitura, entre livros e revistas que trazem a participação especial de alguns artistas representados pela galeria.
REVOLTAS ESCRAVAS NO BRASIL – Nossa artista representada Kika Carvalho tem sua pintura “Encruzilhada” em destaque na capa do livro “Revoltas Escravas no Brasil“, que reúne 14 ensaios sobre as maiores insurreições contra o regime escravocrata no Brasil, suas causas, protagonistas e consequências. Lançado pela Companhia das Letras e com a organização de João José Reis e Flavio dos Santos Gomes, o livro traz ensaios de Eduardo Spiller Pena, Flávio dos Santos Gomes, Iacy Maia Mata, Isadora Moura Mota, João José Reis, Luiz Geraldo Silva, Lara de Melo dos Santos, Luiz Felipe de Alencastro, Marcos Ferreira de Andrade, Maria Helena P. T. Machado, Mário Maestri, Paulo Roberto Staudt Moreira, Ricardo Pirola, Ricardo Tadeu Caires Silva, Thiara Bernardo Dutra e Yuko Miki.
MARACANÃ – QUANDO A CIDADE ERA TERREIRO – Com a capa ilustrada por nosso artista representado Mulambö sobre foto de Ricardo Beliel, este livro do professor e historiador Luiz Antonio Simas – lançado pela Mórula Editorial – é resultado de seis anos de pesquisa e um exercício para se pensar o Brasil a partir do icônico estádio de futebol localizado na zona norte do Rio de Janeiro. Segundo resenha de Irlan Simões, Simas parte das memórias e usos de pessoas comuns e do cruzamento da história social com imaginário popular para compor o relato de um monumento que forjou o Brasil que conhecemos. Para ilustrar a capa, Mulambö optou por homenagear alguns clubes de futebol nas cores das vestes das mulheres “que fazem do chão dessa cidade um terreiro”.
REVISTA ELLE – EDIÇÃO DE DEZEMBRO – Nosso artista representado Gustavo Nazareno foi convidado a participar da edição de dezembro da revista Elle, que celebra a vida e a carreira de Milton Nascimento. Não deixe de conferir a entrevista especial com o cantor e compositor mineiro, conduzida pela filósofa, escritora e jornalista Djamila Ribeiro. Ilustrando a seção, Gustavo apresenta três pinturas em óleo inéditas e dois desenhos em carvão – obras que retratam Milton a partir do seu universo de pesquisa, guiado pelo panteão Iorubá afro-brasileiro.