Entrou em cartaz na Luce Gallery, em Torino (Itália), a exposição “The Dance” – coletiva que reúne obras de 15 artistas de diferentes origens e trajetórias, entre pinturas, desenhos e esculturas. Destaque para a participação de Kika Carvalho e Pedro Neves, que apresentam dípticos inéditos (veja galeria abaixo). ‘The Dance‘ incorpora os movimentos rítmicos – tanto literais quanto metafóricos – de diversos estilos de dança, em afinidade com as nossas histórias culturais.
Sobre a produção dessas 2 pinturas, que inauguram uma nova paleta de cores em sua prática, Carvalho comenta: “Dançar costuma ser evocado como um ato coletivo, mesmo a dois, mas penso muito em entender o prazer da própria companhia, em que a solidão não é carregada de estigma mas entendida como uma escolha, um momento de introspecção. Falar de dança é falar de pintura – na prática solitária no ateliê, movimentando-se pelo espaço com seus instrumentos, fazendo escolhas, errando passos, corrigindo outros“.
Pedro Neves também entende o processo da pintura como algo vivo, que permeia uma sensação de movimento. Na composição do seu díptico, o artista realça linhas e pontos mirando a relação da dança com eventos naturais (como o vento) e com a cultura dos povos originários. Ritmos como o samba de coco, por exemplo, surgem da construção de malocas e casa de taipa.
“The Dance” fica em cartaz até 28 de abril. Mais informações em: www.lucegallery.com
Galeria de fotos