As galerias Portas Vilaseca e M+B têm o prazer de apresentar “Juri”, a primeira exposição individual de Pedro Neves nos EUA, que será inaugurada neste sábado, dia 20 de janeiro, em Los Angeles. Ambas as galerias se uniram em um projeto colaborativo para promover o trabalho do artista brasileiro entre o público norte-americano.
A mostra reúne 12 pinturas inéditas em larga escala – fruto da pesquisa de Neves sobre o papel do conhecimento tradicional na preservação de ecossistemas nativos, em contraste com intrincadas e sombrias narrativas do passado colonial. O texto crítico é assinado pelo curador e educador Thiago de Paula Souza.
Com este novo corpo de trabalhos, Pedro Neves busca construir um arquivo visual baseado no legado de sua família, a partir de documentos pessoais, histórias compartilhadas por sua mãe e objetos de recordação. Além disso, seu interesse também está em compor um repertório visual capaz de gerar imagens que vão além daquelas estabelecidas pelas narrativas dominantes, enfatizando uma conexão harmoniosa com tradições ancestrais.
Em uma outra perspectiva, o artista retoma um intrigante episódio que teve origem no experimento social orquestrado pelos botânicos e exploradores alemães Spix e Martius no Brasil colônia do século XVII, quando dois jovens indígenas – Juri e Isabella – foram transplantados dos trópicos para Munique.
“Juri” estará aberta à visitação pública até 17 de fevereiro.
Para mais informações, clique aqui.
Serviço
Júri – Pedro Neves
Texto crítico: Thiago de Paula Souza
Período da exposição: 20 de janeiro a 17 de fevereiro
Visitação: de terça a sábado, das 10h às 18h
Abertura: 20 de janeiro, 16h – 19h
Local: M+B Gallery (612 North Almont Drive, Los Angeles, California, EUA)
***
Galeria de fotos