Dando sequência ao ciclo #4 do programa ARTE+CARE, apresentamos nesta semana “Na Janela”, uma série inédita de pinturas em pequeno formato da artista Solange Escosteguy. Como em trabalhos anteriores da artista, as palavras aparecem mais uma vez de uma forma sintética, desta vez afinadas com o “contingenciamento” social que estamos vivendo nesses tempos incertos. Ao invés de frases de efeito, o que observamos é um exercício poético impulsionado por uma ou duas palavras. Sem a intenção de criar manifestos, as 20 pinturas que compõem essa série procuram abrir novos caminhos para ideias e pensamentos, como pequenas faíscas de alerta em resposta a novos fascismos. Em tempos difíceis, menos pode ser mais.
Parte da venda desses trabalhos irá beneficiar mais uma iniciativa relevante de interesse público nos campos da cultura, da saúde e da atenção básica. Para esta quarta etapa do programa ARTE+CARE, vamos apoiar o projeto “Lanchonete <> Lanchonete”, um trabalho coletivo mobilizado pela artista Thelma Vilas Boas que se desenvolve no território ancestral conhecido como Pequena África, na região central da cidade do Rio de Janeiro. O projeto funciona como uma cooperativa / escola de saberes / cozinha comunitária e política. Desde 2016, vem promovendo e fortalecendo processos de aprendizado coletivo, de troca e de escuta entre os seus interlocutores e articuladores: crianças, jovens, adultos, artistas, trabalhadores, professores, pesquisadores, vizinhos, amigos e demais parceiros, todos juntos nos propósitos de bem-estar social e vivência de potencialidades. O projeto atende atualmente uma rede de 56 crianças que vivem nos bairros da Saúde, Gamboa e Santo Cristo.
Na próxima semana, a artista Deborah Engel participa com novos trabalhos. Fiquem ligados nos nossos canais online!
Acesse aqui nosso PDF exclusivo para visualizar a série completa de Solange Escosteguy e leia mais sobre o programa ARTE+CARE.
Para visualizar em nosso perfil no Artsy, clique aqui.
——
ARTE+CARE é um programa desenvolvido para apoiar nossos artistas representados e, ao mesmo tempo, ajudar pessoas, organizações e iniciativas de cuidado e proteção àqueles mais atingidos durante esses tempos incertos: trabalhadores da cultura que enfrentam dificuldades econômicas, crianças e comunidades vulneráveis. Séries de trabalhos inéditos e a preços acessíveis (entre R$900 e R$2000 cada) foram produzidas exclusivamente para o programa pelos nossos artistas e, a cada mês, uma parte das vendas será doada a uma iniciativa diferente.