Dando sequência ao ciclo #5 do programa ARTE+CARE, Gabriel Secchin apresenta a série Atratus, que reúne 13 pinturas produzidas a partir de uma pesquisa do artista sobre a representação do “enterro celestial”, ritual típico do budismo tibetano. Os títulos dos trabalhos fazem referência às espécies de animais envolvidos nesses rituais, principalmente os necrófagos. No Brasil, um dos mais comuns é o urubu-de-cabeça-preta (Coragyps atratus). O epíteto específico “atratus” (vestido de luto) costuma designar as espécies que apresentam coloração escura predominante.
Parte da venda desses trabalhos irá beneficiar mais uma iniciativa relevante de interesse público nos campos da cultura, da saúde e da atenção básica. Para esta quinta etapa do programa ARTE+CARE, vamos apoiar a campanha #IPNresiste, que visa preservar a sustentabilidade do Instituto Pretos Novos (IPN), atualmente sem apoiadores governamentais ou institucionais. Localizado no bairro da Gamboa, região central do Rio de Janeiro, o IPN tem como missão estimular e promover a construção de memórias referentes às culturas africana e afro-brasileira, além de fomentar a reflexão sobre a escravidão e a igualdade racial no Brasil.
Na próxima semana, apresentamos uma série inédita de pinturas da artista Julia Debasse. Fiquem ligados nos nossos canais online!
Acesse aqui o PDF completo para visualizar todos os trabalhos e saber mais.
Para visualizar em nosso perfil no Artsy, clique aqui.
——
ARTE+CARE é um programa desenvolvido para apoiar nossos artistas representados e, ao mesmo tempo, ajudar pessoas, organizações e iniciativas de cuidado e proteção àqueles mais atingidos durante esses tempos incertos: trabalhadores da cultura que enfrentam dificuldades econômicas, crianças e comunidades vulneráveis. Séries de trabalhos inéditos e a preços acessíveis (entre R$900 e R$2000 cada) foram produzidas exclusivamente para o programa pelos nossos artistas e, a cada mês, uma parte das vendas será doada a uma iniciativa diferente.