A Pinacoteca de São Paulo e o Museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo inauguram neste sábado, dia 2 de abril, a exposição “Ayrson Heráclito: Yorùbáiano”, panorâmica do artista baiano Ayrson Heráclito, representado pela Portas Vilaseca Galeria.
Originalmente concebida para o MAR – Museu de Arte do Rio em 2021, a versão paulistana da mostra ocupa o quarto andar da Pinacoteca Estação e tem a curadoria de Amanda Bonan, Ana Maria Maia e Marcelo Campos. Na ocasião da abertura, o público poderá assistir à performance “Segredos Internos” (1994-2010).
Ayrson Heráclito representa a grande reinvenção poética e política de um Brasil Yorubano. Artista visual, curador, professor e doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, Heráclito traz à Pina Estação a força das mitologias africanas que aportaram no Brasil a partir da diáspora de diversos povos africanos. As obras selecionadas articulam culturas diversas, abarcando desde os mitos yorubanos (ou nagôs e jejes), a um amálgama cultural único de saberes ancestrais, ensinamentos, lendas, ritos e visões de mundo distintos que fazem parte das matrizes religiosas e culturais do candomblé.
Dividida em três salas, a curadoria da mostra conecta três materiais orgânicos que, segundo o artista, compõem histórica e simbolicamente o “corpo cultural diaspórico”: o açúcar, o dendê e a carne de charque.
“Ayrson Heráclito: Yorùbáiano” conta com apoio da Portas Vilaseca Galeria e fica em cartaz até agosto. Não perca!
Clique aqui e baixe nosso catálogo digital que apresenta uma seleção especial de obras que estão na exposição.
***
SERVIÇO
“AYRSON HERÁCLITO: YOURÙBÁIANO”
Curadoria: Amanda Bonan, Ana Maria Maia e Marcelo Campos
Abertura: 02 de abril de 2022, sábado, às 11 horas
Período expositivo: 02 de abril a 22 de agosto de 2022
Onde: Pinacoteca Estação (Largo General Osório, 66 – Luz – São Paulo – SP)
Horários de visitação: 10 às 18 horas, de segunda a sábado
Entrada gratuita