O Museu de Arte do Rio (MAR) abre neste sábado, dia 7 de agosto, a exposição “YORÙBÁIANO”, primeira individual do nosso artista representado Ayrson Heráclito na instituição carioca.
Com a curadoria de Marcelo Campos e Amanda Bonan, a mostra apresenta um importante recorte da produção de Heráclito nos últimos 25 anos e ocupa duas galerias do pavilhão de exposições do museu com trabalhos em diversos suportes, como fotografias, vídeos, instalações e objetos.
No dia da abertura, a entrada será gratuita, das 12h às 17h15. Às 12h, será realizada em uma das salas da exposição a performance “Segredos Internos”, na qual um performer negro encena questões relativas ao trauma da escravidão. Às 14h, acontece a icônica performance “Bori”, em que o próprio artista realiza um ritual de alimento à cabeça com a participação de 6 músicos e 12 atores.
O baiano Ayrson Heráclito representa a grande reinvenção poética e política de um Brasil Yorubano. Artista visual, curador, professor e doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, tem sua pesquisa e prática centradas nos elementos da cultura afro-brasileira e suas conexões entre a África e a diáspora na América. Suas obras exploram temas como o dendê, a vida no Brasil-Colônia, o charque, o açúcar, o esperma, o sangue, o corpo e a dor, assim como os arrebatamentos, apartheids e sonhos de liberdade.
“YORÙBÁIANO” conta com apoio da Portas Vilaseca Galeria e fica em cartaz até novembro. Não perca!
Clique aqui e baixe nosso catálogo digital exclusivo com uma seleção especial de obras que estarão na exposição.
***
SERVIÇO
YORÙBÁIANO – AYRSON HERÁCLITO
Curadoria: Marcelo Campos e Amanda Bonan
Abertura: 7 de agosto de 2021, a partir das 12h (a exposição segue em cartaz até outubro)
Local: Museu de Arte do Rio – MAR (Praça Mauá, 5 – Centro – Rio de Janeiro, RJ)
Visitação: de quinta a domingo, das 12:00 às 18:00
Mais informações: www.museudeartedorio.org.br