É com grande alegria que anunciamos a aquisição de duas obras do artista brasileiro Ayrson Heráclitopela TBA21 Thyssen-Bornemisza Art Contemporary.
A escultura “Juntó – Abebé com Ferro de Ogum” (2024) e o vídeo “Sacudimentos – O encontro das margens do Atlântico” (2015) agora fazem parte da coleção da Fundação, que tem sede em Madri e trabalha em conjunto com o Museu Nacional Thyssen-Bornemisza na cidade, além de outros importantes pólos de ação em Veneza e na Jamaica.
Nos últimos 20 anos, a TBA21 vem estabelecendo uma notável coleção com mais de 700 obras de arte contemporânea de quase 200 artistas de todo o mundo. Paralelamente, a Fundação desenvolve uma série de projetos expositivos e de comissionamento, sendo o mais recente a mostra “As Ecologias da Paz“, cuja segunda parte será inaugurada no próximo dia 27 de setembro no C3A Centro de Creación Contemporánea de Andalucía. Com cerca de 50 obras da coleção, incluindo as novas aquisições de Heráclito, a exposição reivindica o papel transformador tanto do conhecimento ancestral quanto dos novos rituais contemporâneos na reparação de injustiças históricas e atuais.
Na sua série “Juntó“, o artista baiano explora insígnias e ferramentas vinculadas ao panteão do Candomblé, dialogando com a ideia da conjunção de entidades que nos regem. Já no vídeo, ações performáticas de “sacudimento” exorcizam dois edifícios históricos – situados em margens opostas do Atlântico – de seu passado colonial e escravagista: a Casa da Torre, na Bahia, e a Maison des Esclaves (Casa dos Escravos), na ilha de Gorée, Senegal.
Serviço
As Ecologias da Paz II
Co-organização: TBA21 Thyssen-Bornemisza Art Contemporary e C3A Centro de Creación Contemporánea de Andalucía
Período: 27 de Setembro de 2024 – 30 de março de 2025
Curadoria: Daniela Zyman
Onde: C3A Centro de Creación Contemporánea de Andalucía
Mais informações: www.tba21.org/ecologiasdelapazdos
***
Galeria de fotos