É com muita alegria que anunciamos a participação dos artistas Ismael Monticelli, Randolpho Lamonier e Zé Carlos Garcia, todos representados pela Portas Vilaseca, na 14ª edição da Bienal do Mercosul, que tem a curadoria de Raphael Fonseca e co-curadoria de Tiago Sant’Ana e Yina Jimenez Suriel.
Com o conceito curatorial “Estalo“, a Bienal acontece em Porto Alegre, entre março e junho de 2025, propondo um mergulho na ideia de transformação. Em um estalar de dedos, o mundo ao nosso redor se transforma, seja de forma silenciosa ou ruidosa. A mostra ocupará 18 espaços culturais da cidade, reunindo 76 artistas de diferentes partes do mundo, cujas obras exploram as diversas formas de metamorfose, além das relações entre arte e vida.
No desenvolvimento de obras especialmente comissionadas para esta edição, Monticelli, Lamonier e Garcia evocam em suas práticas artísticas tanto a intimidade das microhistórias quanto as utopias e distopias do presente, sugerindo que a mudança é uma constante, seja física ou simbólica.