Nesta sexta (25.11) e sábado (26.11), a 8ª edição do Bolsa Pampulha chega ao fim com a abertura da exposição “Botar fé“, que acontece em 2 endereços na cidade de Belo Horizonte (MG) – o Museu de Artes e Ofícios (MAO), e o Viaduto das Artes, espaço de convergência cultural localizado no Barreiro, região periférica da capital mineira, que funcionou como ateliê para os 16 artistas em residência selecionados para esta edição do programa.
O artista maranhense radicado em Minas Gerais, Pedro Neves (representado pela Portas Vilaseca), apresenta um painel com 25 telas em pequeno formato (em destaque na galeria abaixo), além de 2 impressões fotográficas analógicas.
As pinturas foram concebidas como autorretratos e emergem de uma pesquisa do artista em torno do mascaramento e das expressões faciais. Entre o exagero e a suavidade – e inspirado pela leitura dos clássicos “História da beleza” e “História da feiúra“, de Umberto Eco – Neves transita por referências que percorrem a história da arte tradicional brasileira, japonesa e indiana.
Para o artista, a residência serviu como oportunidade de desenvolver um trabalho completo, um estudo de ponta a ponta, que compreende técnica, conceito e estética, sem contar nas trocas proporcionadas pelo programa, que este ano contou com a curadoria de Amanda Carneiro e Raphael Fonseca, e orientação dos artistas visuais Brígida Campbell, Marcel Diogo, Laura Belém e do cineasta Gabriel Martins.
SERVIÇO
8ª edição – Bolsa Pampulha
Exposição “Botar Fé”
Museu de Artes e Ofícios
Praça Rui Barbosa, 600, Centro, Belo Horizonte, Minas Gerais, (31) 3248-8600
Abertura: 25 de novembro, às 19h
Período: 25 de novembro a 4 de fevereiro
11h às 16h (sábado até 17h; fecha domingo e segunda)
Viaduto das Artes
Avenida Olinto Meireles, 45, Barreiro, Belo Horizonte, Minas Gerais, (31) 98802-5140
Abertura: 26 de novembro, às 11h
26 de novembro a 5 de fevereiro
10h às 17h (fecha sábado e domingo)
Entrada gratuita
Mais informações em: pbh.gov.br/bolsapampulha
***
GALERIA DE FOTOS