A artista carioca Claudia Hersz acaba de lançar a sua obra “MaoCunaíma“, dentro de uma edição especial comemorativa do programa “Os Amigos da Gravura“, ação pioneira de incentivo à produção artística nacional, promovida pelos Museus Castro Maya.
No contexto desse lançamento, Hersz também apresenta uma exposição inédita, na qual reúne cerca de 50 obras de sua série “Um Mao por dia” (#ummaopordia).
Esta série emblemática refunda o mito do grande opressor, que é reduzido aqui ao formato de um bibelô. Convertidos em telas brancas, esses pequenos Maos podem ser qualquer coisa, compõem uma espécie de “não-projeto” da artista, um I-Ching proposto a partir dos materiais que encontra, um oráculo que – numa metáfora da vida – lida com a fluidez temporal e o inesperado da existência.
A mostra fica em cartaz até janeiro de 2023 no Museu Chácara do Céu, localizado no bairro de Santa Tereza, no Rio de Janeiro. Em breve, será lançado um livro especial com toda a documentação visual da série, além de um texto crítico do curador da mostra, Alexandre Sá, e um texto de apresentação da artista.
***
UM MAO POR DIA | Claudia Hersz
Curadoria: Alexandre Sá
Exposição segue até janeiro de 2023
Museu Chácara do Céu
Rua Murtinho Nobre, 93, Santa Tereza – Rio de Janeiro, RJ
Horários de visitação: Diariamente, exceto às terças, das 12h00 às 17h00
Mais informações: museuscastromaya.com.br
***
GALERIA DE FOTOS
(cortesia da artista)