A Portas Vilaseca tem o prazer de apresentar a primeira exposição individual da artista ÉLLE DE BERNARDINI na galeria. A abertura acontece nesta terça-feira, dia 12 de setembro, a partir das 19h00. A exposição segue em cartaz até 21 de outubro.
“ANOMALIA” tem a curadoria de Horrana de Kássia Santoz e reúne cerca de 30 obras inéditas, que refletem sobre o termo anomalia aplicado aos corpos que não correspondem às normas de gênero e sexualidade estabelecidas pela sociedade ao longo de sua história. Através de desenhos, pinturas e obras em 3D, a artista lança luz sobre a questão da polarização dos gêneros e dos sexos. Cada suporte, assim como cada conceito investigado no desenvolvimento da mostra, correspondem a pontos de inflexão em torno da ideia de um corpo anômalo, e por conseguinte, de identidades e sujeitos considerados anomalias aos olhos da sociedade heteronormativa.
Artista e curadora apontam que o termo “anomalia” não possui conotação pejorativa como consta no dicionário, mas sim uma possibilidade de, por meio dos avanços tecnológicos e científicos, verificar que todos os corpos sob uma determinada ótica são anômalos em si mesmos. E que a “anomalia” não constitui a exceção dos sujeitos, mas a regra geral da humanidade ao longo de sua própria história.
Clique AQUI e baixe o catálogo completo, que inclui imagens e informações sobre todas as obras, vistas da mostra, texto curatorial e bio da artista e curadora.
***
SERVIÇO
ANOMALIA
ÉLLE DE BERNARDINI
Curadoria: Horrana de Kássia Santoz
Período da exposição: 12 de setembro – 21 de outubro de 2023
Abertura: 12 de setembro, 19h00
Local: Portas Vilaseca Galeria
Rua Dona Mariana, 137 – casa 2 – Botafogo – 22280-020 Rio de Janeiro, RJ.
Horário de visitação: de 3ª a 6ª, das 11h às 19h; aos sábados, das 11h às 17h.
Entrada gratuita