Nossa artista representada Élle de Bernardini inaugura em Roma neste sábado (05.02), “A Lâmina e a Língua“, sua primeira exposição individual fora do Brasil.
Por meio de inúmeras alusões às complexidades da linguagem (na esfera sócio-política, psicológica, física, jurídica e cultural), a mostra trata tanto da vida e da obra de Bernardini quanto da condição de vida das pessoas trans em geral, que têm no Brasil a expectativa de vida de menos de 35 anos.
Com a curadoria de Tiago de Abreu Pinto, “A Lâmina e a Língua” traz como obra central “Operação Tarântula” (em destaque na galeria de fotos abaixo), que remonta a uma operação contra mulheres trans organizada pela Polícia Estadual de São Paulo em 1987 e à técnica de defesa utilizada por pessoas trans de ocultar navalhas sob a língua.
Além de apresentar trabalhos pregressos da artista, a mostra também inclui obras inéditas desenvolvidas especificamente para esse projeto, entre elas três performances que serão apresentadas durante a abertura neste sábado.
“A Lâmina e a Língua” fica em cartaz até 16 de abril na Galeria Gilda Lavia, em Roma.
Mais informações em: www.gildalavia.com