06.08.2019 – 31.08.2019
A Portas Vilaseca Galeria apresenta a primeira individual de sua artista representada Deborah Engel na galeria. A mostra, que inaugurou no dia 06.09.2019, chama-se “Mergulho” e ocupou o primeiro e o terceiro andares da sede da galeria no bairro de Botafogo. Com curadoria assinada pela artista a exposição também contou com ensaio crítico de Daniela Labra, crítica e curadora radicada em Berlim.
No primeiro andar DEBORAH ENGEL convida o espectador a perceber seis de seus relevos fotográficos –todos inéditos–, os quais retratam além de duas piscinas francesas, fachadas de edifícios nas cidades de São Paulo e Miami, sem deixar de mencionar o Teatro Municipal do Rio de Janeiro e o Bar dos Descasados, da mesma cidade. Como explica a artista: “Em meus trabalhos utilizo colagens fotográficas para compor imagens que emergem do plano bidimensional para ocupar a tridimensionalidade. Assim, crio uma experiência de percepção espacial. ”
A artista propõe em sua pesquisa uma reinvenção da contemplação, tomando como interesse questões ligadas à fotografia expandida, à experimentação da perspectiva e do enquadramento, e ao cinetismo. Assim, lida com a arte fotográfica, produzindo volumes que vistos frontalmente não deixam de ser percebidos com um plano, mas que ao serem acionados pelo olhar causam a experiência, tão poética, quanto instintiva, da apreensão do real, por meio da visão de uma fotografia – que poderia se um vídeo.
Já no terceiro andar, DEBORAH ENGEL construiu a instalação site-specific, intitulada: “X, Y, Z” (2019). Como assinala a artista: “O título da exposição ‘Mergulho’ traz a ideia de um convite ao público para que se vivencie uma experiência sensorial para além da fotografia, ligada à espacialidade tridimensional por meio da imersão – o que é reforçado por esta instalação, cujo nome advém dos eixos cartesianos.” Vale mencionar que esta sala também reservou uma homenagem ao físico Albert Einstein, com a colagem: “O problema do Espaço, do Éter e do Campo Físico” (2016).
——-
MINIBIO DA ARTISTA
Deborah Engel propõe em sua pesquisa uma reinvenção da contemplação, tomando como interesse questões ligadas à fotografia expandida, à experimentação da perspectiva e do enquadramento, e ao cinetismo. Dessa forma, a artista amplia a função da fotografia como mera captura da realidade, reafirmando o seu caráter provocativo e questionador na arte contemporânea. Engel produz relevos que, vistos frontalmente, não deixam de ser percebidos como um plano, mas ao serem acionados, promovem uma experiência tão poética quanto instintiva de apreensão do real, quase fílmica. Seus trabalhos convidam o olhar do espectador a “mergulhar” na tridimensionalidade da imagem, fazendo-o voltar à superfície, numa espécie de movimento respiratório contínuo.
——-
CATÁLOGO
Clique aqui para baixar o catálogo digital bilíngue da exposição.
——-
SERVIÇO
MERGULHO
Período da exposição: De 06 de agosto a 31 de agosto de 2019
Horários: de terça a sexta, das 11:00 às 19:00, sábados, das 11:00 às 14:00
——-
GALERIA DE FOTOS