O Centro Cultural São Paulo inaugura neste sábado, dia 16, mais um programa de exposições no seu icônico espaço localizado na Rua Vergueiro, na capital paulista. Referência no gênero, este programa vem promovendo ao longo dos últimos 30 anos nomes importantes das artes visuais brasileiras.
A artista Íris Helena é um dos destaques desta 33ª edição com uma nova série de trabalhos produzidos em 2023, durante a escrita da sua tese de doutorado “Livro do Tombo“. Pautada por uma dialética entre destruição e construção, memória e apagamento, a série “Patrimônio Material” (ver galeria abaixo) surge de uma pesquisa iniciada em 2018 e elaborada a partir de memórias visuais da cidade de Brasília. Aqui, a artista se apropria dos restos do revestimento original de ladrilho terracota, característicos do acabamento dos viadutos e passagens de pedestre, posteriormente descaracterizados por reformas urbanas desregradas. Sobre os entulhos dessas lajotas, são impressas imagens de arquivo da construção de Brasília, com foco nos trabalhadores migrantes que lá encontraram ilusão, trabalho análogo à escravidão e a impossibilidade de habitar o sonho do “Plano Piloto”.
A mostra também reúne obras de outros 23 artistas selecionados e ocupa os dois pavimentos expositivos do prédio, os pisos Caio Graco e Flávio de Carvalho.
Em cartaz até junho. Não perca!
Para mais informações, clique aqui.
***
Galeria de fotos