A Ikon Gallery – importante espaço de arte localizado em Birmingham, Inglaterra – inaugura nesta sexta (25.11), a exposição “Horror in the Modernist Block“, que reúne 20 artistas contemporâneos com obras inéditas que exploram a relação entre a arquitetura moderna e o gênero do horror.
Na ficção e no cinema, arranha-céus, conjuntos habitacionais e pavilhões de vidro formam o pano de fundo de histórias aterrorizantes de distopias. Neste contexto, a mostra tem como ponto de partida a cidade de Birmingham, conhecida por sua arquitetura brutalista. As obras apresentadas estão em diálogo com a arquitetura do edifício neogótico da Ikon e associam metáforas de terror com a influência do design modernista e a violência real de sua construção e destruição.
O artista brasileiro Ismael Monticelli – representado pela Portas Vilaseca Galeria – participa com a instalação “Spaghetti Junction“, que traça paralelos entre os legados do brutalismo em Birmingham e em Brasília, capital federal projetada por Oscar Niemeyer.
Concebida como um mural, a obra de Monticelli inclui pinturas e esculturas que trazem referências históricas a bestiários medievais, autoestradas labirínticas e pirâmides egípcias (veja imagens da instalação na galeria abaixo).
“Horror in the Modernist Block” fica em cartaz até abril de 2023.
Mais informações por aqui.
***
GALERIA DE FOTOS