Mano Penalva inaugura neste final de semana a individual “Cama de gato“, no espaço Llano, na Cidade do México.
A exposição apresenta os desdobramentos mais recentes da pesquisa do artista em torno da materialidade e simbologias das miçangas de madeira, que assumem novas configurações a partir da interação com tecidos utilizados para estofar carros de diferentes estilos. Penalva também explora composições de contorno gráfico e acentuada geometria lírica, em diálogo com uma série de signos de diferentes imaginários culturais.
Pollyana Quintella, que assina a curadoria da mostra, comenta: “Em conjunto, Cama de Gato explora as disputas simbólicas contidas em materiais e exercícios estéticos cotidianos e a construção de saberes formais em contextos não eruditos. Entre a dimensão técnica e a discussão sócio-cultural, cabe dizer que Mano Penalva aposta no arejamento dos sentidos para nos permitir esticar, quem sabe, os horizontes negociáveis do possível“.
A mostra fica em cartaz até outubro. LLANO é uma plataforma mexicana focada em artistas cuja produção é resultado de pesquisas de longo prazo e com um corpo de trabalho frequentemente relacionado à ciência, história, tecnologia, sabedorias e comunidades esquecidas. Mais informações em: llano.mx
***
GALERIA DE FOTOS
(por @estudioemobra e @whitebalancemx )