Neste sábado, dia 5 de novembro, o Centro Cultural São Paulo (CCSP) inaugura a 2ª Mostra do 32° Programa de Exposições, que apresenta mostras individuais simultâneas de 10 artistas brasileiros da nova geração. O programa, um dos pioneiros do gênero no país, tem como objetivo construir um repertório de pensamentos que emergem no campo das artes visuais na atualidade, estabelecendo relações entre artistas em início de carreira e artistas já consagrados.
Selecionado para esta edição, o artista Mulambö desenvolveu, especialmente para o espaço, a instalação “O penhor dessa igualdade“, composta por 11 pilhas de pneus pintadas com figuras de jogadores de futebol que formam um time completo na visão frontal. Na parte de trás, surgem os respectivos números de suas camisas. E acima, estende-se uma bandeira de dupla face, que traz um sol amarelo com um fundo branco na parte da frente e no verso, em um fundo preto, o desenho de uma ferida sangrando.
Esta obra inédita (em destaque na galeria de fotos abaixo) traz a marca singular da poética e do repertório visual do artista fluminense, que parte de um verso do hino nacional brasileiro para entrelaçar diferentes imaginários de um país, cuja identidade é forjada em histórias de violência e resistência.
Segundo Raquel Barreto, que assina o ensaio crítico: “ao retomar símbolos que giram em torno de uma celebração ufanista e acrítica da identidade nacional, o artista ‘dá um drible’, propondo uma leitura crítica capaz de desvendar camadas e revelar o que está por trás da capa e das aparências“.
Em paralelo às 10 mostras – que seguem em cartaz até fevereiro de 2023 – expõem projetos inéditos (à convite da curadoria) as artistas Rosana Paulino e Dora Longo Bahia.
Artistas selecionados
Camila Soato
Lia Mae D Castro
Juliana de Oliveira
Marcelino de Melo Gadi (Nenê)
Marjô Mizumoto
Mulambö
Natali Mamani
Rogério Vieira
Rose Afefé
Xadalu Tupã Jekupé
Artistas convidadas
Rosana Paulino
Dora Longo Bahia
SERVIÇO
2ª Mostra do 32° Programa de Exposições do CCSP
Período: 05/11 a 26/02 de 2023
Abertura da exposição: dia 05/11, às 15h
Visitação: Terça a sexta, das 10h às 20h, sábado, domingo e feriados, das 10h às 18h
Onde: Piso Caio Graco – Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso – São Paulo, SP
Entrada gratuita
***
GALERIA DE FOTOS
por Bia Silva