A Galeria Fonte do Inhotim apresenta a exposição “Direito à forma“, coletiva que reúne mais de 30 artistas em interlocução com as novas aquisições da coleção do museu. Participam da mostra os artistas Ayrson Heráclito e Mulambö, ambos representados pela Portas Vilaseca.
As obras selecionadas para a exposição apresentam diversas temporalidades que buscam expandir as possibilidades da presença negra no fazer artístico, ultrapassando questões figurativas e compreendendo a arte brasileira por meio desse recorte.
Mulambö expõe a bandeira “Terra Estrelada” (2021), obra que reinterpreta a bandeira estadunidense para homenagear as comunidades latinoamericanas que ajudaram a construir o país. As novas cores e formas aplicadas no tecido surgem de referências a movimentos libertários que marcaram a história de todo o continente e também do manto de Nossa Senhora de Guadalupe.
Ayrson Heráclito apresenta a instalação “Divisor III” (2002), um tanque de vidro com água, sal e dendê. Nesta obra icônica de sua trajetória, o artista baiano versa sobre os impasses da diáspora Atlântica e suas consequências, apontando uma dialética entre conexão e disjunção.
Com a curadoria de Deri Andrade, Igor Simões e Jana Janeiro, “Direito à forma” integra o Programa Abdias Nascimento e o Museu de Arte Negra. Em cartaz até março de 2024. Não perca!
***
Galeria de Fotos