Uma pintura do artista Pedro Neves realizada em 2021 ganhou um desdobramento mais do que especial na 7º edição do CURA – Circuito Urbano de Arte. A casa de palafita que estampa a tela “Brasil” foi novamente pintada, desta vez em escala colossal, para ocupar a lateral do Edifício Copacabana, na Praça Raul Soares, região central de Belo Horizonte.
Segundo o artista, a obra versa sobre as origens do que entendemos como Brasil — nação guardiã de histórias, terras e águas. Também exalta os povos marajoaras e também os moradores da antiga Vila dos Marmiteiros — primeira favela de Minas Gerais, que se estendia até o Barro Preto e guardava tradições populares brasileiras que foram apagadas.
Considerado um dos maiores festivais de arte pública do país, as ações do CURA ajudaram a transformar o centro da cidade de Belo Horizonte em um museu a céu aberto. Criado em 2017, o festival já entregou 20 obras de arte em fachadas e empenas, sendo 16 na região central da capital mineira e quatro na região da Lagoinha, formando, assim, a maior coleção de arte mural em grande escala já feita por um único festival brasileiro. Nesta última edição, o tema do CURA é a “terra” – presente em obras de arte por meio de referências ao barro e ao tijolo e com o intuito de chamar a atenção para a reforma agrária, demarcações e abismos sociais.
Mais informações em: instagram.com/cura.art/
***
GALERIA DE FOTOS
*Fotos empena: Priscila Musa