Nádia Taquary participa da exposição “Ocupação Mulherio”, coletiva em cartaz até o dia 5 de outubro na Danielian Galeria, no Rio de Janeiro. Com a curadoria de Marcus de Lontra Costa, Viviane Matesco e Rafael Fortes Peixoto, a mostra apresenta 5 individuais de artistas mulheres – um desdobramento de uma ideia iniciada em 2022, com a mostra “Mulherio”, que reuniu na mesma galeria trabalhos de 35 artistas de diferentes gerações, pesquisas e poéticas.
As obras de Taquary compõem o setor “Marés” e abordam questões do feminino a partir da cosmogonia Iorubá, recuperando tradições de sociedades matriarcais, como as Ìyàmì, as Grandes Mães Ancestrais. Serão apresentadas esculturas monumentais em bronze, aquarelas e peças de madeira com miçangas, contas, palhas, fios e metais que resgatam o legado ancestral de Áfricas pré-coloniais. Participam também da coletiva com suas produções mais recentes as artistas Nelly Gutmacher, Niura Bellavinha, Sonia Menna Barreto. A exposição também reserva uma sala especial dedicada à marchande e artista Marcia Barrozo Do Amaral (in memoriam).
O título da “Ocupação” tem inspiração no jornal “Mulherio” – em circulação entre 1981 e 1988 – que teve um relevante papel dentro do movimento feminista brasileiro e contou com a participação de nomes importantes do pensamento humanista brasileiro.
A participação de Nádia Taquary neste projeto conta com a colaboração e o apoio iinstitucional da Portas Vilaseca Galeria.
***
Galeria de fotos