Neste sábado, dia 20 de novembro, inauguramos a exposição “Selfie“, individual do nosso artista representado Rafael Baron, que reúne 15 obras inéditas de sua produção mais recente em pintura. O texto crítico é assinado pelo curador e educador Thiago de Paula Souza, que propõe uma leitura desses trabalhos a partir das mudanças tecnológicas vivenciadas no Brasil e no mundo nos últimos 20 anos, além de uma reflexão sobre o papel que o autorretrato digital adquiriu em nossas vidas nesse contexto de transformações.
Na sua pesquisa e prática, Rafael Baron investiga as tradições da pintura de retrato com um olhar para a poética contemporânea. Por meio de pinceladas expressivas e cores fortes, o artista procura revelar as subjetividades da figura humana, convidando o público a uma co-autoria com as personagens que cria.
Em “Selfie”, essas personagens surgem em diversas situações e em diferentes formatos, porém todas em grandes dimensões. Nos últimos meses, o artista vem experimentando outras maneiras de criar limites para suas imagens, além de investir em novos suportes, como vidros e espelhos. Na exposição, há alguns trabalhos em que o público pode se valer do caráter reflexivo da superfície, tanto para observar seus corpos em diálogo com as pinceladas, quanto para se auto retratar e seguir com o infinito jogo de reflexos e camadas de relações entre as imagens.
No mesmo dia da abertura, será lançada uma publicação especial que reúne tanto imagens dos trabalhos incluídos na exposição, quanto algumas contribuições textuais. Além do texto crítico de Thiago de Paula Souza, o curador Raphael Fonseca assina o texto de apresentação e Adriana Varejão, artista que desenvolve sua pesquisa desde a década de 1980 e cada vez mais tem dado atenção e suporte a uma geração jovem de artistas visuais, faz uma série de perguntas a Rafael Baron e estimula um exercício de memória que faz com que o artista reveja seus primeiros interesses no campo da visualidade e alguns aspectos de sua biografia.
“Selfie” fica em cartaz até 8 de janeiro de 2022. A visitação é de terça a sexta-feira, das 11:00 às 19:00, e aos sábados, das 11:00 às 17:00. A abertura acontece neste sábado, dia 20 de novembro, quando a galeria estará funcionando das 14:00 às 18:00. Entrada gratuita.
***
Clique aqui e baixe o catálogo digital em PDF com informações sobre todos os trabalhos, texto crítico, vistas da exposição e minibios (fotos: Rafael Salim).
***
SERVIÇO
“Selfie” – Rafael Baron
Texto crítico: Thiago de Paula Souza
Abertura (com lançamento do catálogo impresso): sábado, 20 de novembro, das 14:00 às 18:00
Período da exposição: de 20 de novembro de 2021 a 8 de janeiro de 2022
Visitação: de terça a sexta-feira, das 11:00 às 19:00, sábados, das 11:00 às 17:00
Local: Portas Vilaseca Galeria (Rua Dona Mariana, 137 – casa 2 – Botafogo, Rio de Janeiro, RJ)
Entrada gratuita, respeitando todos os protocolos de segurança da OMS.