Abrindo esta semana para o público em São Paulo, a 22ª Bienal SESC_VIDEOBRASIL, que ocupa o Sesc 24 de Maio entre os dias 18 de outubro de 2023 e 25 de fevereiro de 2024.
O artista Zé Carlos Garcia participa com a obra comissionada “Bode” (em destaque na imagem acima).
Intitulada “A memória é uma ilha de edição“ – frase retirada de um poema de Waly Salomão (1943-2003) – esta edição tem a direção artística de Solange Oliveira Farkas e curadoria do brasileiro Raphael Fonseca e da queniana Renée Akitelek Mboya. O evento marca também os 40 anos do VIDEOBRASIL – dedicado inicialmente ao vídeo e ampliado ao longo das décadas para abarcar as mais variadas linguagens artísticas.
O recorte curatorial apresenta diferentes visões e modos de lidar com a memória – e o esquecimento –, seja individual ou coletiva, ligada a contextos sociais, políticos e culturais variados. O Sul Global que surge nesta edição, com artistas de 38 países da África, Américas (Sul, Central e Norte), Ásia, Europa (Leste e Portugal), Oriente Médio e Oceania – entre eles representantes de povos originários – reflete também o contexto global pós-pandêmico.
“Bode” traz a assinatura do artista sergipano radicado no Rio de Janeiro Zé Carlos Garcia, que atua no campo da escultura com uma pesquisa fundada na escolha de madeira oriunda de poda urbana, de fragmentos de mobiliários antigos e de manejo florestal. Ao compor seu bestiário de corpos híbridos, Garcia revela uma poética fabular e alegórica, carregada de referências culturais e possibilidades narrativas. Nesta obra, em particular, concebida especialmente para a 22ª Bienal Sesc_Videobrasil, notamos a emergência de um bode, animal popularmente associado à simbologia do sacrifício expiatório. Entalhado a partir de um eucalipto tombado no sítio do artista, este bode sem nome, sem cor e acabamento, vê romper de suas entranhas chifres, patas e um esplendor, gerando no observador um misto de fascínio e perturbação.
Mais informações sobre o evento e todos os artistas participantes em: bienalsescvideobrasil.org.br/
***
Informações sobre a obra
ZÉ CARLOS GARCIA
Bode, 2023
Escultura em eucalipto
143 x 173 x 225 cm
***
Galeria de fotos
por Rafael Adorjan