A escultura “Fortuna“, de Zé Carlos Garcia, é um dos destaques da coletiva “Ainda viva“, que reúne trabalhos de 19 artistas brasileiros e latino-americanos, com curadoria de Bruna Costa e Paula Borghi. A mostra, recém-inaugurada, faz parte do III Ciclo Expositivo da Casa de Cultura do Parque e fica em cartaz até fevereiro de 2025.
“Ainda viva“ propõe uma releitura da natureza-morta, gênero histórico da arte que remonta à Grécia Antiga e ao conceito de “vanitas”. Essa expressão, de origem bíblica, significa “vaidade de vaidades”, e é atribuída a imagens que criticam a frivolidade humana, usando símbolos que destacam a fragilidade da vida e a insignificância dos bens materiais diante da morte.
Em “Fortuna“, Garcia combina madeira de poda urbana com fragmentos de mobiliário para criar uma espécie de amuleto/oferenda que evoca pedidos de abundância e boa sorte. A composição da obra inclui frutas vermelhas frescas que, ao liberarem seu sumo, desenham sulcos e tingem a peça, deixando marcas orgânicas que continuam a se transformar ao longo do tempo.
Para mais informações, clique aqui.
***
Galeria de fotos