
Retomando a série de encontros com nossos artistas representados, visitamos esta semana o ateliê de Carolina Martinez, localizado na Rua Pires de Almeida, em Laranjeiras, zona sul do Rio de Janeiro. A área margeia a principal e mais movimentada via do bairro, e comporta um dos primeiros empreendimentos imobiliários de grande porte da cidade – edifícios de quatro andares projetados nos anos 20 e que se estendem ao longo de uma rua sem saída entrecortada por uma pequena praça retangular. Descolada da urbe, a rua lembra um típico bairro de uma cidade mediterrânea qualquer, e tão logo iniciamos uma caminhada por ali, a sensação é de que o tempo entrou em suspensão.
Martinez ocupa atualmente 2 espaços – um deles é o ateliê propriamente dito, uma espécie de ático situado na cobertura de um desses edifícios, onde a artista vem ensaiando uma nova paleta, com cores mais vivas e que já preenchem os espaços de obras em madeira recém-concluídas. A busca por ângulos inusitados e por espaços não-percebidos condicionam a sua pesquisa, que tem forte influência da arquitetura e da geometria. Sua produção mais recente tem na obra do arquiteto mexicano Luis Barragán uma das principais fontes de inspiração. Fotografias de espaços em preto e branco também têm sido um impulso para novas criações. Outra frente de sua pesquisa está na concepção de obras site-specific que ressignificam elementos arquitetônicos, despertando novas relações com o espaço.
Do outro lado da rua, na retaguarda de uma das fileiras dos edifícios, uma pequena garagem também é ocupada pela artista, que se aproveita da estrutura mais ampla para propor ensaios de perspectiva e experiências expositivas a partir do agrupamento de trabalhos heterogêneos.
Confira na galeria a seguir alguns registros da visita.














