
Dando sequência à série de visitas aos ateliês dos nossos artistas representados, seguimos desta vez para o centro do Rio de Janeiro, mais precisamente para a Rua do Rosário, onde o artista Rafael Baron ocupa um desses típicos sobrados de traços coloniais marcantes que compõem o núcleo histórico da área.
Logo na chegada, somos surpreendidos por uma ruela estreita, cuja atmosfera é turvada por uma arquitetura sisuda, mas que se abre aos poucos para a claridade, desvelando no seu extremo oposto um pouco do céu azul e a fachada da charmosa Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, já na Rua do Ouvidor. Caminhar pelo centro, atualmente sem a mesma agitação dos tempos pré-pandêmicos, provoca emoções desconexas, um misto de melancolia e consternação com um tímido encantamento pelas novas perspectivas e possibilidades de observação que se descortinam ante ruas mais vazias e silenciosas.
Dentro do ateliê, no entanto, a sensação é mais ajustada, de acolhimento e entusiasmo – somos prontamente abduzidos para o universo sedutor dos personagens imaginados pelo artista, que de maneiras muito particulares, envolvem quem quer que se proponha a “desbravá-los”. Rafael Baron vive agora boa parte da sua vida ali, entre pincéis, tintas e chassis que vêm dando forma a figuras cheias de personalidade e expressão, mas também munidas de um mistério instigante. Da sua casa em Nova Iguaçu até o centro do Rio, o artista cruza a Avenida Brasil em um trajeto diário que dura em média 1 hora. Seja em trânsito ou no resguardo inventivo do ateliê, a resistente programação roqueira da Rádio Cidade, há pouco destituída de sua frequência no dial para ocupar exclusivamente o ambiente virtual, é a trilha sonora que o acompanha na rotina de criações.
Suas obras estão dispostas no térreo e no mezanino de um ambiente que outrora já existiu como galeria de arte; nessa nova configuração, minhas telas, minhas regras. Na entrada, uma delas ganha ares sublimes, como em um santuário: “Jeanne e Modi“, xodó do artista, foi posicionada estrategicamente, aproveitando-se da arquitetura do edifício. Outras preenchem uma área mais laboriosa, onde o artista está neste momento imerso no desenvolvimento de uma série inédita de pinturas em médio e grande formato que deve ocupar em breve o espaço “The Cabin”, em Los Angeles (EUA), local de sua primeira exposição individual fora do Brasil. Na parte superior, uma pequena linha do tempo se forma, com obras ajustadas de forma não arbitrária, mas que indicam a evolução de sua trajetória na pintura figurativa. Há também espaço para exercícios escultóricos, que apontam novos caminhos para a sua prática.
Confira na galeria a seguir alguns registros desta visita.














