
Rio de Janeiro, RJ, Brazil, 1996
Lives and works in São Paulo, SP, Brazil
His works navigate between painting, objects, and sculptures. In his research and practice, Palhano explores pictorial construction techniques and the symbolic interaction between objects. This artistic project comes to life through layer scraping exercises – an investigative process that allows the images to emerge organically from the core of the artworks, rising from the depths of their surfaces filled with textures of oil paint and enamel. This method results in a kind of telluric experience of time – one that emerges from the surface, occurring in the sedimentation of matter and manifesting through its cracks and crevices.
In 2019, he participated in the Programa de Formação e Deformação at the Parque Lage Visual Arts School (EAV) in Rio de Janeiro.
Recent solo exhibitions include: “Dogma”, curated by Clarissa Diniz, Portas Vilaseca Galeria, Rio de Janeiro (2023), and “Doce Bálsamo”, featuring a text by Eduarda Freire, Espaço Oásis, Rio de Janeiro (2022). Recent group exhibitions include: “重生的流域 Rebirth of the River Basin”, ARR Gallery, Hangzhou, China (2024); “Pequenos Formatos”, Silvia Cintra + Box 4, Rio de Janeiro (2024); “Objeto Sujeito”, curated by Pollyana Quintela, Felipe Vilas Boas, and Richard Romanini, Museu Paranaense, Curitiba, PR (2023); among others.

É, portanto, inusitado que tenhamos, com Arthur Palhano, justamente uma invocação ao DOGMA, título de sua primeira individual na Galeria Portas Vilaseca.Educado num colégio franciscano, as organizações doutrinárias há muito são familiares para o artista cuja infância e juventude se deram entre a serra fluminense e a zona norte do Rio de Janeiro. Ao mesmo tempo em que relações conflituosas com a autoridade eclesiástica no ambiente escolar marcaram sua formação, a constante presença dos ícones e outros símbolos de um catolicismo tão pedagógico quanto dogmático igualmente educaram seu olhar e referências estéticas.Ao compreender-se artista, foi então inevitável que Palhano tenha revisitado este universo que lhe foi de absoluta centralidade, elaborando instalações, desenhos, pinturas e vídeos que investigam o lugar de autoridade dogmática da escola e da igreja, bem como acessam as memórias de subversão e de profanação desses poderes no contexto de um colégio católico, como rabiscos e arranhões sobre uma carteira escolar – lembrança fabulada em Homenagem à garota mais bonita da escola (2022).













