PT
EN
AYRSON HERÁCLITO NA COLEÇÃO GUGGENHEIM NOVA YORK
AYRSON HERÁCLITO NA COLEÇÃO GUGGENHEIM NOVA YORK
23.01.2025

Temos o prazer de anunciar que a obra “Sacudimentos – As duas margens do Atlântico” (2015), do artista brasileiro Ayrson Heráclito, agora faz parte da coleção permanente do Museu Solomon R. Guggenheim, em Nova York.

Uma profunda investigação sobre as consequências da colonização portuguesa e do tráfico transatlântico de escravizados, esta obra seminal de Heráclito conecta as histórias compartilhadas do Brasil e da África por meio de 2 performances realizadas em ambos os lados do Oceano Atlântico.

“O Sacudimento da Casa da Torre” acontece em Salvador, Bahia, na casa de uma família colonial que acumulou terras e riquezas à custa da escravização de indígenas. Já “O Sacudimento da Maison des Enclaves en Gorée” foi filmado na histórica Casa dos Escravos, na Ilha de Gorée, Senegal. Em ambos os locais, 3 homens vestidos de branco realizam um ritual afro-brasileiro de limpeza espiritual, com o objetivo de exorcizar esses edifícios históricos de seu passado colonial e escravocrata.

Concebida como uma vídeo-instalação em 2 canais, “Sacudimentos” já foi apresentada em inúmeras exposições importantes ao redor do mundo, com destaque para a 57ª Bienal de Veneza, em 2017.

Esta aquisição pelo Guggenheim reforça a importância do trabalho do artista baiano em lançar luz sobre narrativas históricas complexas, ampliando o impacto de sua obra para públicos globais.

https://portasvilaseca.uint.studio/wp-content/uploads/2025/01/sacudimentos_imagem_001a.jpg
https://portasvilaseca.uint.studio/wp-content/uploads/2025/01/sacudimentos_imagem_002a.jpg
https://portasvilaseca.uint.studio/wp-content/uploads/2025/01/sacudimentos_imagem_003a.jpg
Saiba mais