
A artista maranhense Silvana Mendes foi indicada pela segunda vez ao Prêmio PIPA. Na edição deste ano, Mendes se junta a um grupo de mais de 70 artistas indicados por um comitê formado por profissionais atuantes na cena artística contemporânea brasileira.
O Prêmio PIPA tem como objetivo premiar artistas brasileiros cuja trajetória seja recente, mas que já tenham uma produção consistente e em evidência. Os artistas participantes poderão concorrer em 2 (duas) categorias: Prêmio PIPA e PIPA Online.
Conheça todos os artistas indicados nesta edição de 2025.
—
Silvana Mendes (1991) é multiartista visual cuja prática se manifesta a partir de pesquisas sobre questões raciais, territórios e políticas de afirmação. Na busca por ressignificar simbologias e narrativas visuais, toma como suporte a colagem, a pintura, a videoarte e a fotografia. Através de suas “afetocolagens”, busca a desconstrução de visualidades negativas e estereótipos impostos aos corpos negros no curso da história Afro-Atlântica. A artista também recorre ao muralismo e ao lambe como suportes para disseminação daquilo que considera uma “didática artística descolonizadora”, procurando debater os lugares de poder nas obras de arte, a elitização e o recorte social/racial dos movimentos artísticos.
Entre as exposições que participou nos últimos anos, destaque para: “Um Defeito de Cor”, Museu de Arte do Rio – MAR, Rio de Janeiro, 2022-2023; “Carolina Maria de Jesus: Um Brasil para os Brasileiros”, Instituto Moreira Salles – IMS, São Paulo, 2021-2022; “Raio a Raio”, Solar dos Abacaxis / Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – MAM Rio, 2022; “Vozes Contra o Racismo”, Secretaria de Cultura de São Paulo, 2020; e “III Bienal do Sertão de Artes Visuais”, Vitória da Conquista, BA, 2017