
San Pedro La Laguna, Guatemala, 1982
Vive e trabalha em San Pedro La Laguna, Guatemala
Originário do povo maia Tz’utujil, seu trabalho artístico abrange diversas formas de expressão, incluindo arte têxtil, pintura, vídeo e instalação. Com foco em experiências e ações coletivas, sua pesquisa está profundamente enraizada na cultura e nos símbolos de sua comunidade, localizada nas proximidades do Lago Atitlán, na Guatemala — um lugar repleto de costumes ancestrais, onde predomina a língua Tz’utujil. Os maias se veem como parte da natureza, sem hierarquias: pessoas, pedras, sementes de milho, o lago — todos têm seu lugar dentro dessa cosmovisão. A poética singular de Pichillá está ancorada nessa identidade, expressa por meio da tecelagem, da pintura e da incorporação de objetos sagrados.
Entre suas exposições individuais mais recentes, destacam-se: “Abuela Materna”, Galeria Memoria, Madri, Espanha (2025); “Daritev / The Offering”, Museu Internacional de Artes Gráficas – MGLC, Liubliana, Eslovênia (2024); e “Knotting and Unknotting”, Galería Elvira Moreno, Bogotá, Colômbia (2023).
Entre as exposições coletivas recentes estão: “Ensaio sobre a Terra”, Simões de Assis, São Paulo, SP, Brasil (2024); “Unravel: The Power and Politics of Textiles in Art”, Barbican Centre, Londres, Reino Unido (2023); “Myth Makers / HATCH Gallery”, Milão, Itália (2023); “Threads of The South”, The Institute for Studies on Latin American Art – ISLAA, Nova York, EUA; entre outras.
Pichillá está representado em importantes coleções ao redor do mundo, incluindo o Museo Reina Sofía (Espanha), Tate Modern (Londres, Reino Unido), Denver Art Museum (EUA), Museo MALBA (Buenos Aires, Argentina), Kadist Art Foundation (São Francisco, EUA), IL POSTO (Chile) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (Washington, EUA). Seu trabalho também integra coleções institucionais e privadas como Colección Quinto Lojo (Guatemala), Colección Banco de España (Espanha), Space Collection (Califórnia, EUA), Coleção Luiz Chrysóstomo (Rio de Janeiro, Brasil), Colección Ernesto y Cecilia Poma (Miami, EUA), Colección Instituto for Studies on Latin American Art – ISLAA (Nova York, EUA) e D+C Family Collection (Miami, EUA).
É formado pela Escola Nacional de Artes Plásticas Rafael Rodríguez Padilla (1999–2003). Também integrou o grupo de pesquisa TEI-CA, voltado ao estudo interdisciplinar entre ciência e arte contemporânea, sob orientação de Roberto Cabrera (2001–2014). Em 2016, participou de residência artística em La Nueva Fábrica, Antígua Guatemala.

Colaboradores: Yavheni De Leon e Jhonatan Yoc
Textos: Alexia Tala, Pablo José Ramírez, Cecilia Fajardo-Hill, Maria Jacinta Con e Diego Padilla.
Tradução e revisão: Ileana Selejan, Fernando Feliu e Mayra Alarcón.
Design: Arde Proyectos e Bruutaal

Texto: Raphael Fonseca