
Para a edição de 2026 da feira Material, as galerias Portas Vilaseca (Rio de Janeiro) e PASTO (Buenos Aires) unem forças pela primeira vez para apresentar, em conjunto, obras de Laura Códega e Randolpho Lamonier.
A proposta articula um diálogo entre dois artistas que, atuando em geografias e linguagens visuais distintas, compartilham uma sensibilidade comum: uma forte autonomia formal com intensidade visual marcante, uma preocupação com questões sociais e uma perspectiva crítica sobre identidade, representação e estruturas de poder. Por meio da experimentação material, ambos constroem interpretações individuais da história e das realidades contemporâneas da América Latina, nas quais política e intimidade se entrelaçam.
O trabalho de Laura Códega (Campana, Buenos Aires, 1977) revisita episódios da história social através de uma forte visualidade que desafia formas hegemônicas de representação. Sua prática, moldada pela arte, pelo cinema e pelo jornalismo, constrói alegorias ficcionais que interrogam a condição hispano-americana sob uma perspectiva não iluminista, trazendo à tona narrativas esquecidas, personagens marginais e comportamentos que persistem ao longo do tempo. Na feira, a artista apresenta obras realizadas com banana sobre tela e couro, nas quais se evidencia uma preocupação com aspectos morais, sociais e religiosos, com ênfase particular em tradições populares, crenças pagãs e mitologias periféricas.
Em diálogo com essa abordagem, Randolpho Lamonier (Contagem, MG, Brasil, 1988) aborda a experiência brasileira a partir de uma perspectiva igualmente engajada. Suas obras combinam fragmentos do cotidiano, materiais carregados de significado e composições que evocam laços comunitários ao mesmo tempo frágeis e resilientes. Em suas obras, o íntimo e o político se entrelaçam em uma estética crua, em que vitalidade e tragédia coexistem em equilíbrio dinâmico. Na feira, o artista apresenta as séries Crônicas de Retalho, Fashionista Boys e Bittersweet Haiku, utilizando o têxtil como linguagem política e poética.
[ ACESSE O PREVIEW ]
Serviço
Pasto & Portas Vilaseca na feira Material
Laura Códega & Randolpho Lamonier
Stand E17 | 5 a 8 de fevereiro de 2026
Maravilla Studios, Cidade do México
Mais informações: material-fair.com






