
Dia 31 de janeiro, sábado, a Portas Vilaseca dá início à sua temporada anual de exposições com a terceira edição do Verão na Vila, programa que reafirma o compromisso da galeria com a experimentação e com a apresentação de projetos especiais de jovens artistas convidados. Em 2026, o programa ocupa integralmente o espaço expositivo com duas exposições individuais que exploram, a partir de linguagens distintas, as relações entre luz, memória, tempo e território.
No térreo da galeria, Isadora Almeida (1997, Brasília – DF) apresenta Contraluz, que estabelece uma reflexão sobre a paisagem do Centro-Oeste brasileiro. Tensionando a relação entre imagem e memória, atualidade e lembrança, 15 pinturas incursionam por questões relacionadas à natureza, à história da arte e à espiritualidade. A mostra conta com texto crítico de Yuri Quevedo.
No segundo andar, amorí (1995, Ribeirão – PE) apresenta radiante radiante clarão, com texto crítico de Ariana Nuala e Rita Vênus. A exposição articula pinturas e esculturas que investigam o chão, o céu e as forças que os conectam, concebendo o espaço como um campo ativo de leitura e transformação. A partir de referências à Zona da Mata pernambucana, à observação dos ciclos naturais e a saberes técnicos ligados à agricultura e à construção, amorí propõe uma reflexão sobre matéria, luz e tempo como instâncias indissociáveis. Entre superfícies escavadas, horizontes baixos e estruturas de sustentação em madeira e látex, a mostra constrói paisagens de limiar, onde o visível não se fixa e o clarão surge como sinal, nunca como revelação definitiva.
Como ação paralela ao programa expositivo, o Verão na Vila também apresenta o lançamento do livro Outras 210 garrafas, da artista Claudia Hersz, com texto introdutório da curadora Fernanda Lopes, que participa do evento ao lado da artista. A publicação reúne e analisa o processo jurídico em torno do registro da obra homônima de Hersz, concebida como uma paródia de 210 garrafas de Coca-Cola (1962), de Andy Warhol. Criado em 2003 como instalação, o trabalho propunha uma atualização crítica das discussões sobre a interferência dos Estados Unidos nas dinâmicas políticas e econômicas globais, tomando a invasão do Iraque e a apropriação de recursos petrolíferos no Oriente Médio como ponto de partida. Com o lançamento do livro neste início de 2026, a obra se atualiza, estabelecendo um diálogo direto com disputas geopolíticas mais recentes, como os casos da Venezuela e da Groenlândia.
O evento conta ainda com DJ set de Fred Pellachin.
—
Serviço
VERÃO NA VILA 2026
“Contraluz” – Isadora Almeida
“radiante radiante clarão” – amorí
Abertura: 31.01 | 16h00 – 20h00
(com lançamanto de “Outras 210 garrafas“, de Claudia Hersz
Período das exposições: 31.01 – 07.03.2026
Local: Portas Vilaseca – Rua Dona Mariana, 137 – casa 2 – Botafogo – 22280-020 Rio de Janeiro, RJ.
Horário de visitação: de 3ª a 6ª, das 11h às 19h; aos sábados, das 11h às 17h.
Entrada gratuita
—
Obra em destaque (detalhe)
amorí
anuviado, 2025
Óleo sobre tela
35 x 35 cm [ 13 3/4 × 13 3/4 in ]



